Páginas

domingo, 13 de março de 2016

Projeto Viver para Dançar



"Renda-se, como eu me rendi. 
Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. 
Não se preocupe em entender, viver
ultrapassa qualquer entendimento."
Clarice Lispector


    

RELEASE

         Estudo dança de salão desde 2010, comecei a me interessar pela dança com intuito de fazer novas amizades, sair da vida sedentária encontrar solução para timidez e solidão  levantando a autoestima. 
O primeiro contato aconteceu por intermédio de amigos, comecei a frequentar aulas, conheci uma professora de dança de salão e iniciamos um relacionamento, me tornei cada dia mais participativo e interessado, tive todo apoio dela e assim surgiu o desejo de fazer curso de formação de professores de dança de salão como o propósito de trabalharmos juntos e realizar de um sonho pessoal.



 INTRODUÇÃO

 A dança de salão é uma atividade extremamente social, que propicia bem-estar, aumento da autoestima, diminui o estresse, ajuda no equilíbrio e postura, além de contribuir para melhorar a saúde e conscientização corporal.
Verificando-se o que acontece ao nosso redor, percebe-se que onde há movimento existe ritmo. O ritmo é elemento indissociável da ação de dançar. Pessoas influenciadas por algum tipo de ritmo usam membros do seu corpo para acompanhar tempos musicais no que popularmente se conhece como “batuque”.

 JUSTIFICATIVA

Atualmente, quando a terceira idade é mencionada, se faz relação com doença, ou até com vários problemas que a idade mais avançada pode trazer. Sabe-se que, quando se envelhece, perdem-se várias funções no organismo, tanto biológicas quanto psicológicas. Não se fica velho de um dia para o outro, e sim, um dia após o outro. 
Os sinais de envelhecimento tem início bem antes da terceira idade. No lado psicológico, é notório que vários procedimentos são adotados para se minimizar essa perda de funções, entre os quais a dança surge como elemento útil desse objetivo.
Quando o segmento é a terceira idade, os benefícios da dança são reconhecidos. Um dos exemplos mais comuns é a Dança de Salão. Nos tradicionais bailes de fim de semana, em nosso país, a terceira idade se diverte, fazendo novas amizades e aumentando a autoestima.
Ao dançar, assumem uma nova expectativa de qualidade de vida e, consequentemente, melhoram a performance corporal. A dança estimula a mobilidade articular e reduz as quedas características da terceira idade. Além disso, os diversos ritmos trabalhados incentivam a liberdade e a criação dos próprios movimentos. O prazer da dança está em expressar a arte, através de sentimentos e emoções.
Os jovens por sua vez, não são muito diferentes, com a chegada da tecnologia estão muito desprovidos de conhecimentos e atitudes. Hoje em dia observamos jovens presos em um mundo tecnológico, onde esquecem a importância de se instruírem com algo benéfico para a saúde mental e corporal, passando horas à frente de um computador” navegando” na internet. 
Olhando para essas pessoas, surgiu o desejo de fazer o curso de formação de professores em dança de salão, consequentemente o "Projeto Viver para Dançar". Para mostrar a essas pessoas que existe algo a mais... PARA TODA FAIXA ETÁRIA... pois, dançar faz bem a saúde.

     OBJETIVO

     O objetivo do "Projeto Viver para Dançar", é proporcionar atividades físicas em diferentes modalidades, com abordagem recreativa, bem como palestras e estudos de cunho informativo, visando a melhora da qualidade de vida: teórica e pratica, o bem estar físico, social e emocional dos indivíduos através da dança.
    Trabalhar com toda faixa etária, ritmos como bolero, chá - chá- chá, samba de gafieira, samba rock, pagode, samba no pé, forró universitário, sertanejo universitário, valsa, salsa, soltinho e tango.





     METODOLOGIA

    Utilizar os movimentos básicos da dança de salão, com aulas preparatórias, trabalhando ritmo, postura e coordenação motora.

     BENEFÍCIOS 

     A dança nos proporciona a sensação de bem estar, sendo assim o " Projeto Viver para Dançar", mostrará que mais do que dançar pode trazer ainda para nossas vidas:
  • Alívio no stress;
  • Permite melhora na autoestima e quebra de bloqueios psicológicos, desenvolve a musculatura corporal de forma integrada;
  • Coordenação motora;
  • Agilidade;
  •  Perda de calorias;
  • Ritmo e percepção;
  • Possibilita o convívio e aumento do rol de relações sociais, torna-se uma opção de lazer e promove inclusive melhora de doenças incluindo problemas cardiovasculares;
Entre outras dezenas de benefícios... 


CONCLUSÃO

     Podemos concluir que hoje em dia as pessoas da terceira idade estão mais interessadas pela dança, mais especificamente a dança de salão, não só pela estética mais por se saber que traz muitos benefícios a saúde; ajudando no equilíbrio, postura, coordenação motora, agilidade; além dos fatores psicológicos como a melhora da autoestima, quebra dos bloqueios psicológicos, alívio do stress entre outros.
   O que precisamos fazer agora é trazer à essa "comunidade da dança" os jovens; para que desde cedo sintam o prazer da dança e os benefícios e mudanças que ela pode fazer em suas vidas. Pois com o avanço da tecnologia os jovens estão ficando cada vez mais trancafiados em casa na frente de computadores, o que futuramente acarretará varias doenças. 
   E este é o objetivo desse projeto; abranger a todos, e toda faixa etária à experimentar tantos benefícios que a dança de salão proporciona e ensinar mais tecnicamente também alguns ritmos como: bolero, chá-chá-chá, samba de gafieira, samba rock, pagode, samba no pé, forró universitário, sertanejo universitário, valsa, salsa, soltinho e tango.





Nenhum comentário:

Postar um comentário